Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 17 de abril de 2012

Pacotes da Psicologia Moderna I


O tal do BULLYING

Tem termo mais comum hoje em dia? Pra quem trabalha em escola, instituição, pra qualquer pessoa que trabalhe com crianças, ou em organização, grandes empresas.
Criam-se programas contra ele, projetos de conscientização. Reuniões de pais nas escolas, palestras de renomados psicólogos...
O que é o bullying hoje? Como lidar com ele nessa época de crianças tão precoces, adolescentes tão independentes? Com famílias tão "desasjustadas"?

Hoje, o bullying nada mais é do que o pacote no qual é jogado o racismo, a homofobia, a violência, o preconceito e todos os outros problemas das escolas, das organizações, da sociedade em geral. Problemas que sempre existiram, sempre existirão.
Atualmente, começaram a perceber que criança que sofre violência na infância pode crescer sem autoestima, sem confiança no próximo, com problemas na formação da personalidade.
Porque? Porque pessoas que cometem os massacres de hoje passaram por isso.... São ótimos exemplos.
Então, a culpa dessas atrocidades é o BULLYING. Vamos acabar com ele já!!~

Mas, ao jogar no "pacote" do bullying tudo o que é sofrido pelas crianças de hoje (e também por adultos, por qualquer pessoa que conviva em sociedade) não percebemos que perdemos o verdadeiro significado de cada coisa.
Deixamos de apontar o RACISMO, a VIOLÊNCIA, a HOMOFOBIA, o PRECONCEITO.
Tudo vira bullying. Deixamos de perceber que a criança que chama o outro de "pretinho" ou "macaco" está tendo um precoce comportamento racista. Isso deve ser notado!
E as crianças se xingando de "bicha" ou "sapatão"? Que educação e exemplos elas têm?
Os "colegas de trabalho" que se humilham e se constrangem, muitas vezes com agressividade. É mesmo tudo brincadeira? Não tem aí uma ponta (ou mais) de racismo ou qualquer outro preconceito?

Quanto tudo vira bullying parece ser coisa normal da atualidade... São essas crianças de hoje em dia né?
Não damos o nome correto ao comportamento errado. Não ensinamos para as crianças que RACISMO NÃO PODE ACONTECER.
Quando perdemos a especificidade do comportamento, simplesmente deixamos passar essas características.. Que com certeza, daí em diante, vão comprometer cada vez mais o desenvolvimento das nossas crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário